Novas publicações no iB2!
- iB2Lab
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de nov.

black rot in vine leaves
O iB2LAB felicita o estudante de doutoramento Paulo Pinto pela publicação de dois artigos científicos em revistas internacionais de prestígio, reforçando o contributo do grupo para o avanço do conhecimento nas áreas da biotecnologia vegetal, nanotecnologia e microbiologia aplicada à agricultura sustentável.
O primeiro artigo, publicado na revista Planta (Oliveira-Pinto, P.R., Oliveira-Fernandes, J., Mariz-Ponte, N. et al. (2025) Satureja montana L. essential oil and montmorillonite nanoclay modulate the phenylpropanoid pathway and polyphenols biosynthesis of tomato plants suffering from bacterial spot disease. Planta 262, 121. https://doi.org/10.1007/s00425-025-04837-4), apresenta uma abordagem inovadora que combina óleo essencial de Satureja montana L. com nanocompósitos de montmorilonite para induzir mecanismos de defesa em plantas de tomate afetadas pela mancha bacteriana. O estudo demonstra que esta formulação modula a via fenilpropanóide, estimulando a biossíntese de polifenóis, reforçando o potencial de soluções baseadas em compostos naturais e nanotecnologia verde na proteção fitossanitária sustentável.
O segundo artigo, primeiro do doutoramento, publicado na revista Microbial Ecology (Oliveira-Pinto, P.R., Oliveira-Fernandes, J., Gramaje, D. et al. (2025) Metabarcoding Profiling Reveals Microbiome Structure and Predicts Functional Shifts in Grapevines Challenged by Phyllosticta ampelicida. Microb Ecol 88, 120. https://doi.org/10.1007/s00248-025-02607-z), aborda a dinâmica do microbioma da videira em resposta à infeção por Phyllosticta ampelicida, agente causal da podridão negra. Recorreu-se a técnicas avançadas de metabarcoding e modelação funcional preditiva, permitindo identificar alterações estruturais e funcionais nas comunidades microbianas associadas, com implicações diretas para o desenvolvimento de estratégias de gestão integrada de doenças da videira.
Estas publicações evidenciam o compromisso do IB2LAB com a investigação interdisciplinar e de excelência, promovendo soluções científicas inovadoras que contribuem para uma agricultura mais resiliente, sustentável e tecnologicamente avançada.